PARANAPIACABA

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Vila Ferroviária de Paranapiacaba

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Instruções - FMU

Caros alunos, saudações.
 
Satisfação.
 
Instruções (alunos de Sociologia Aplicada, Sociologia e Filosofia)
 
1. Planos de Curso (disponíveis na pasta Professor Fellipe - copiadora da Praça de Alimentação Pça Tancredo Neves - entre os prédios 16, 02 e 09.)
 
2. Memórias de aula: disponíveis no blog:
 
 
 
3. Alunos de Sociologia Aplicada a Administração:
 
Salas 205 e 401
 
a) Texto dos Vaqueiros operários e seguinte exercício (atividade 01) disponível na copiadora. Entregar os exercícios em folha de almaço. Manuscrito com caneta esferográfica azul e preta. Identificação completa. Entregar na primeira semana de março. 
 
4. Alunos de Filosofia
 
Sala 303
 
1ª aula: Ciência e Filosofia: em busca de definições.
2ª aula: Crítica: princípios elementares e atividade O MITO GREGO SOBRE A ORIGEM DO MAL: A CAIXA DE PANDORA
3ª aula: Crítica (parte 2) e Pensamento. Entrega da atividade. Construção de um painel
 
Referências
PRADO JUNIOR, Caio. O que é Filosofia. Col Primeiros Passos. Ed. Brasilense: São Paulo, 1998.
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. Ed. Ática: São Paulo, 2008.
 
5 Alunos de Ciências Atuariais.
 
Tema das próximas aulas: A sociedade Contratual e a Ilustração. Emergência da Sociologia.
6. Projeto Integrado
 
Ler o texto Decálogo da Pesquisa
 
Preencha e remeta a minha análise.
 
Reuniões após as 22h35 (em todas as aulas) esporadicamente ou quanto à emergência.
 
 

Professor MS. Fellipe de Assis ZAREMBA

http://lattes.cnpq.br/7510503631327382

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Sessão literatura. Clássicos - CLARA DOS ANJOS - Lima Barreto

Caros,
 
A educação nos confere desafios. Quando superados nos confere autonomia e liberdade. Os livros paradidáticos são constituídos de informações que pretendem transmitir conhecimento e informação, liberdade e autonomia. Abordam assuntos paralelos ligados às matérias do currículo regular. 
Desejo a todos um ano letivo repleto de boas leituras e muita sabedoria.
 
SINOPSE
Clara dos Anjos confirma o estilo literário que tão bem caracterizou um dos maiores nomes de nossa literatura: Lima Barreto. Impregnada de críticas ao preconceito racial, a malograda história de amor vivida pela ingênua Clara desnuda os subúrbios cariocas do inicio do século XX. Pobre e mulata, Clara é iludida por um conquistador de cor branca e nenhuma virtude. Numa narrativa de características naturalistas, Lima Barreto expõe as dores e amores de uma parcela da população que vivia desprovida de merecido destaque no cenário literário nacional.
O AUTOR

Afonso Henriques de Lima Barreto nasceu no Rio de Janeiro a 13 de maio de 1881 e morreu na mesma cidade a 1.° de novembro de 1922.Conhecido como Lima Barreto, foi um jornalista e um dos mais importantes escritores libertários brasileiros. É um escritor tipicamente brasileiro, pois seus romances falam da vida do suburbio, de gente humilde, dos marginalizados (mulatos, loucos, alcoólatras e pobres).

PROPOSTA
Ensino Fundamental - 9º ANO

PALAVRAS- CHAVE

Amor, preconceito, questão racial, injustiça e pobreza

TRABALHANDO O LIVRO

Áreas envolvidas

§   Linguagem: Gênero: romance

§   Língua Portuguesa / Literatura: Fazer a interpretação do texto por meio da leitura. Desenvolvimento da linguagem oral. Ampliação do vocabulário. Descrição de espaço e personagens.

§   História: Retratar a sociedade brasileira no século XX com denúncia áspera do preconceito racial e social.

§   Geografia: O espaço do subúrbio urbano e o centro da cidade no século XX: relações de poder, miséria e violência.

Temas transversais

·         Ética: conceito de justiça baseado na equidade e sensibilidade pela necessidade de construção de uma sociedade justa.  com atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças sociais, discutindo a moral vigente e tentando compreender os valores presentes na sociedade atual e em que medida eles devem ou podem ser avaliados qualitativamente.

ANTES DA LEITURA

1.     Leia o romance com antecedência, preparando-se para a leitura para o grande grupo.
2.       Recordar as características técnicas e estéticas principais do conto, destacando a unidade de ação e a brevidade do enredo, bem como a relação literatura – contexto social.
3.       Converse sobre a vida de Lima Barreto, suas obras, e a importância deste autor para a história do Brasil.
4.       Verificar o que os alunos sabem sobre prosa. Diferencie os gêneros existentes e esclareça suas funções, estilos e estruturas.

DURANTE A LEITURA

1.     Solicite à sala a fazer uma leitura concisa do texto. Explique a importância de uma leitura compenetrada. Como ler, por que ler e quando ler.
2.     Em seguida, convide-os a realizar uma resenha que contenha no mínimo:
·          Resumo do enredo
·          Características das personagens
·          Contexto Histórico (relações sociais de poder, preconceito racial e violência)
3.     Conduza-os para a reflexão sobre preconceito sob todas as formas.

APÓS A LEITURA

1.     Converse um pouco sobre a atmosfera de lenda e de sonho do romance vinculados à aposta e disparidades de comportamento.
2.     Promova um debate sobre os pontos éticos abordados no conto. Uma análise crítica é bem vinda nesta idade, com vistas à inter e trans disciplinariedade (Artes, Geografia, Língua Portuguesa e História)

SUGESTÃO DE USO EDUCATIVO

PEÇA TEATRAL

Dramatização de cenas urbanas, envolvendo cenas urbanas de abandono familiar e violência urbana. Solicitação de paz, respeito e obediência aos direitos humanos O objetivo é estimular a reflexão e de fazer com que exista um movimento de integração entre os jovens com vistas a anulação do preconceito racial e social. A atividade envolve as disciplinas de Arte, Língua Portuguesa (Linguagem, código e suas tecnologias) e História (Ciências Humanas e suas tecnologias).

SITES RELACIONADOS

www.casalimabarreto.com

Núcleo de Pesquisas sobre Lima Barreto e sua obras.

www.academia.org.br

Academia Brasileira de Letras

FINAL DE SEMANA

Olá amigos,

Tears for fears! Que grupo e que pensamento.

Dupla de ROCK surgida nos anos 1980, formada por Roland Orzabal (voz e guitarra) e Curt Smith (voz e baixo).
Base ideológica do grupo: teoria do Grito Primal (início: nome da dupla), graduate, tcno, ska e gótico

Advice For The Young At Heart

Advice for the young at heart
Soon we will be older
When we gonna make it work ?

Too many people living in a secret world
While they play mothers and fathers
We play little boys and girls
When we gonna make it work ?
I could be happy
I could be quite naive
It's only me and my shadows
Happy in our make believe
Soon...

And with the hounds at bay
I'll call your bluff
Cos it would be okay
To walk on tiptoes everyday

And when I think of you and all the love that's due
I'll make a promise, I'll make a stand
Cos to these big brown eyes, this comes as no surprise
We've got the whole wide world in our hands

Advice for the young at heart
Soon we will be older
When we gonna make it work ?

Love is promise
Love is a souvenir
Once given
Never forgotten, never let it disappear
This could be our last chance
When we gonna make it work ?
Working hour is over

And how it makes me weep
Cos someone sent my soul to sleep

And when I think of you and all the love that's due
I'll make a promise, I'll make a stand
Cos to these big brown eyes, this comes as no surprise
We've got the whole wide world in our hands

Advice for the young at heart
Soon we will be older
When we gonna make it work ?

Working hour is over
We can do anyhting that we want
Anything that we feel like doing
Advice...

Conselho Ao Jovem de Coração

Conselho ao jovem de coração
Em breve estaremos velhos
Quando faremos isso funcionar?

Pessoas demais vivendo em um mundo secreto
Enquanto brincam de mães e pais
Brincamos de garotinhos e garotinhas
Quando faremos isso funcionar?
Eu poderia ser feliz
Poderia, por ser tão ingênuo
Somos apenas eu e minha sombra
Felizes em nosso faz-de-contas
em breve...

E com os cães de caça em nosso encalço
Eu acusaria o seu blefe
pois estaria tudo bem
Andar nas pontas dos pés todos os dias

E quando penso em você e em todo o amor devido
Farei uma promessa, assumirei uma posição
Pois a esses grandes olhos castanhos Isso vem sem nenhuma surpresa
Temos o vasto mundo inteiro em nossas mãos

Conselho ao jovem de coração
Em breve estaremos velhos
Quando faremos isso funcionar?

O amor é uma promessa
O amor é um souvenir
Uma vez dado
nunca esquecido, nunca deixe-o desaparecer
Esta pode ser a nossa última chance
Quando faremos isso funcionar?
O horário de trabalho acabou

E como isso me faz chorar
Pois alguém mandou alma adormecer

E quando eu penso em você e em todo o amor devido
Farei uma promessa, assumirei uma posição
Pois a esses grandes olhos castanhos isso vem sem nenhuma surpresa
Temos o vasto mundo inteiro em nossas mãos

Conselho ao jovem de coração
Em breve estaremos velhos
Quando faremos isso funcionar?

O horário de trabalho acabou
Podemos fazer qualquer coisa que quisermos
Qualquer coisa que sentirmos vontade
Conselho...



ATIVIDADE DE FILOSOFIA 1. Semestre. Administração de Empresas

ATIVIDADE DE FILOSOFIA 1. Semestre. Administração de Empresas 17/02

REFERÊNCIAS DE APOIO

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. Ed. Ática, São Paulo, 2000.
PRADO JUNIOR, Caio. O que é Filosofia.  Ed. Brasiliense, São Paulo. Col. Primeiros Passos, 1989.


O MITO GREGO SOBRE A ORIGEM DO MAL: A CAIXA DE PANDORA

Hefesto fez uma mulher belíssima chamada Pandora e a apresentou a Zeus antes de ela descer à superfície da Terra. Zeus, admirado com a obra de Hefesto, despachou Pandora para a Terra, mas antes lhe deu uma grande e belíssima caixa de marfim ornamentada fechada e também lhe deu a chave, dizendo-lhe: “Quando você se casar, ofereça esta caixa como dote ao seu marido, mas a caixa só pode ser aberta após seu casamento”. Em pouco tempo, Pandora conheceu Epimeteu, irmão mais novo de Prometeu e logo se casaram. Epimeteu viajava constantemente e, certa vez, ficou muito tempo longe de casa.
Pandora sentia-se só e triste. Lembrou-se da caixa e foi até o canto onde estava guardada examiná-la curiosamente. Enquanto observava os lindos detalhes e adornos externos, Pandora pareceu ouvir pequenas vozes gritando lá de dentro e dizendo: “Deixe-nos sair! ...
Deixe-nos sair...”. Pandora não podia esperar mais. Foi correndo buscar a chave e imediatamente abriu a tampa da caixa. Para sua grande surpresa centenas de pequeninas e monstruosas criaturas, parecendo terríveis insetos, saíram voando lá de dentro, com um zumbido assustador.Logo a nuvem desses insetos cobriu o sol, e o dia ficou escuro e cinzento.
Apavorada, Pandora fechou a caixa e sentou-se sobre a tampa. Ela estava tendo toda a espécie de sentimentos e pensamentos sombrios e odiosos que nunca tivera antes. Sentiu raiva de si mesma por ter aberto a caixa. Sentiu uma grande onda de ciúme de Epimeteu.
Sentiu-se raivosa e irritada. Percebeu que estava doente de corpo e de alma.
Súbito pareceu-lhe ouvir outra voz gritando de dentro da caixa: “Liberte-me! Deixe-me sair daqui!”. Pandora respondeu rispidamente: “Nunca! Você não sairá! Já fiz tolice demais em abrir essa caixa!” Mas a voz prosseguiu de dentro da caixa: “Deixe-me sair, Pandora! Só eu posso ajudá-la!”
Pandora hesitou, mas a voz era tão doce, e ela se sentia tão só e desesperada, que resolveu abrir a caixa. De lá de dentro saiu uma pequena fada, com asinhas verdes e luminosas que clarearam um pouco aquele quarto escuro, aliviando a atmosfera que se tornara pesada e opressiva. “Eu sou a Esperança”, disse a fada. E prosseguiu: “Você fez uma coisa terrível, Pandora! Libertou todos os males do mundo: egoísmo, crueldade, inveja, ciúme, ódio, intriga, ambição, desespero, tristeza, violência e todas as outras coisas que causam miséria e infelicidade. Zeus prendeu todos esses males nessa caixa e deu a você e a seu marido. Ele sabia que você iria, um dia, abrir essa caixa. Essa é a vingança de Zeus contra Prometeu e todos os homens, por terem roubado o fogo dos deuses!
Chorando copiosamente, Pandora disse: “Que coisa terrível eu fiz! Como poderemos pegar todos esses males e prendê-los novamente na caixa?” “Você nunca poderá fazer isso
Pandora!”. Respondeu tristemente a fada da Esperança. “Eles já estão todos espalhados pelo mundo e não podem mais ser presos!”. “Mas há algo que pode ser feito: Zeus enviou-me também, junto com esses males, para dar esperança aos sofredores, e eu estarei sempre com eles, para lembrar-lhes que seu sofrimento é passageiro e que sempre haverá um novo amanhã !”

Conclusão: Portanto, enquanto o mito relata a existência das coisas pela explicação fantástica, a filosofia se questiona sobre o que são e como tem origem às coisas que existem.

REFLITA

a)    E hoje, após tanto tempo do nascimento da filosofia, nos “livramos” das explicações mitológicas? Ou, você lembra-se de algum caso em que, por não saber explicar, relatou ou acreditou em alguma história “suspeita” de ser mitológica?

b)    O que é Administração? Por que aplicar uma visão filosófica na Administração?

a)    Baseado no que já foi dito em aula e nas definições citadas acima: O que é filosofia? O que não é filosofia? Para que serve a filosofia?