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Vila Ferroviária de Paranapiacaba

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Sociologia Aplicada à Administração - Capítulo 1

Alunos,

Este texto é de apresentação / resumo de seminário da aluna Vanessa Queiroz Benni - 2008.

Agora está postado na condição de mémoria de aula.

UMA PONTE ENTRE A SOCIOLOGIA E A ADMINISTRAÇÃO

CASO: VAQUEIROS OPERÁRIOS

Nas margens do rio São Francisco, em pleno agreste, geólogos de uma fábrica de refratários situada no Sul do país descobriram uma importante jazida de magnesita. Inicialmente, foram construídas próximo a um vilarejo instalações industriais simples com o fim de extrair e dar uma primeira queima no minério antes de embarcá-lo. Com isso, surgiram oportunidades de trabalho, que passaram a ser uma verdadeira salvação para aqueles sertanejos sujeitos a uma vida de subemprego crônico na atividade pecuária extensiva ou na agricultura marginal.
Para as minas foi enviado um gerente sulista com sua capacidade de direção e organização já demonstrada, mas sua administração foi tão falha que nem ele sabia qual a razão de tantos erros. Seu substituto foi ainda mais bem selecionado, mas teve a mesma sorte do antecessor. Foram então mandados dois gerentes, um administrativo e outro técnico, porém o pouco que conseguiram produzir era irregular e de baixa qualidade. Um geólogo, contratado para estudar o problema da qualidade do minério, ao chegar, encontrou ambos bêbados e completamente entregues ao desânimo por não terem conseguido fazer pessoas ávidas por emprego a ser produtivas.
Aconteceu que, sendo natural do sertão de um Estado do Nordeste, o geólogo percebeu que o não-entendimento dos valores e os costumes dos habitantes da região impediam o relacionamento satisfatório administração-empregados, não obstante os trabalhadores estarem interessados no serviço. Assim, as coisas simples como o apito para iniciar e terminar a jornada diária não tinha o menor significado para aqueles sertanejos que nunca tiveram hora para o trabalho. Por outro lado, esperavam que o gerente, tal qual faziam os donos de fazendas, os atendesse em seus problemas financeiros, de saúde e até familiares.
Depois que os gerentes compreenderam tais aspectos peculiares e sem alterar a estrutura organizacional, foram feitas adaptações nas práticas administrativas, por exemplo, o número de horas de trabalho por dia deixou de ser fixo, pois o apito somente soava no caso de tudo estar efetivamente em condições para o início da jornada ou no fim do turno, se a descarga do forno tivesse sido completada. Com essa e outras medidas, as minas tornaram-se produtivas.


CASO: Vaqueiros Operários

COSTUMES- DEFINIÇÃO

Normas que especificam comportamentos de importância considerada vital para a sociedade e que englobam seus valores morais básicos, cuja transgressão é sujeita a sanções severas.
Ex.: Costume da Sociedade Ocidental – obrigação dos pais sustentarem os filhos

Caso: Vaqueiros Operários

Diversidade nos Costumes de duas Regiões

CONCLUSÃO:
Não basta o administrador conhecer técnicas de planejamento, de estruturação e outros assuntos relativos á organização do trabalho, é preciso entender as pessoas, a principal matéria-prima com que lida diariamente, não só, como indivíduos que são, mas principalmente como grupo, já que os serviços são levados a efeito coletivamente.

SOCIOLOGIA GERAL

O homem sempre viveu em coletividades/ associações de pessoas
Psicologia => Enfoca os comportamentos individuais
Sociologia => aborda os comportamentos coletivos
As pessoas agem diferentemente quando associadas, porque os comportamentos de uma pessoa são influenciados pelos das demais.
Ciência voltada para a explicação dos fenômenos sociais – conhecimento do homem e de suas atitudes quando inserido na coletividade.

SOCIOLOGIA É A CIÊNCIA QUE ESTUDA A VIDA SOCIAL HUMANA (Horton & Hunt)

Exs.: 1- CULTURA DAS SOCIEDADES – o que diferencia a nordestina sertaneja dos vaqueiros da sulista urbana dos gerentes.
              2- DIVISÃO EM CLASSES SOCIAIS – que diferencia o operariado da elite detentora do poder econômico e político

Além de fornecer explicações sobre fenômenos sociais, a SOCIOLOGIA também sugere medidas para intervir na sociedade, seja para fazer ajustamentos, seja para provocar mudanças. (Fernandes, 1960)

CONCEITO DE ORGANIZAÇÕES

1- Associações produtoras de bens e prestadoras de serviços.
Exs.: Hospitais, escolas, fábricas, escritórios, lojas, supermercados, clubes, igrejas, teatros, cemitério

OBJETIVOS DA SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES

1-Realizar pesquisas/ estudos para o melhor conhecimento dos fenômenos que ocorrem nas associações de pessoas.

2-Estudar as diferenças nos comportamentos dos indivíduos quando estão sozinhos dos manifestados quando em grupos.

3-Fornecer explanações para entender os comportamentos dos grupos sociais que formam organizações sugerindo medidas para administrá-los com sucesso.

4-Aprender a coordenar (COMPREENDER e PREPARAR-SE) o trabalho de pessoas reunidas em grupos, equipes, comissões e unidades administrativas de empresas.

5-Obtenção de orientações práticas para o gerenciamento de pessoas no trabalho. Caso: zeladora X gerente – valores e costumes.

6-Permitir que todos os participantes alcancem suas METAS dentro do ambiente de trabalho: empregados e ou proprietários – resultados que satisfaçam às necessidades de CLIENTES.

7-Estudo do poder, liderança, resistências às mudanças, conformidade às normas, surgimento de grupos informais, aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho.

A SOCIOLOGIA E O ADMINISTRADOR

- O Administrador tem a função de influenciar e coordenar pessoas pertencentes a grupos formais e informais e, para ser eficiente, precisa conhecer os processos que direcionam os comportamentos.

- Pesquisadores sociais e administradores podem construir uma ponte interligando os conhecimentos de ambos.

- Os comportamentos das pessoas em grupos são os individuais tornados coletivos, isto é, tendendo para conseguir objetivos semelhantes.


AS ORGANIZAÇÕES E AS EMPRESAS

O Homem – obtenção de comida para sobreviver
Divisão de trabalho/ Coordenação – caça
Especialização do Trabalho
Organizações: quem caçava, plantava, quem contatava com os Deuses, dirigentes => Organização militar, religiosa, política…

DEFINIÇÃO DE ORGANIZAÇÃO:

“Unidade social artificialmente criada e estruturada, continuamente alterada para se manter no tempo, e com função de atingir RESULTADOS específicos que satisfaçam às NECESSIDADES DE CLIENTES existentes na sociedade e, também, às de seus PARTICIPANTES.” (Parson)

- ORGANIZAÇÃO – precisa ser particularizada em tipos de acordo com: necessidades, clientes, participantes.

- A Organização é um ente abstrato que só existe enquanto seus participantes estiverem emocional ou fisicamente presente – Término do expediente e Falência das Organizações.

-“Empresa é um tipo de organização cujos clientes trocam seu dinheiro pelos bens ou serviços que ela produz.”

ADMINISTRADORES NAS EMPRESAS

“ADMINISTRADORES são especialistas em organização, cujo sucesso depende de conhecimentos específicos dos processos físicos que ocorrem nas empresas e, principalmente, das habilidades e experiências em gerenciar pessoas.

“Os conhecimentos podem ser obtidos em cursos formais, porém as habilidades e experiências somente são conseguidas pelas vivências da prática de lidar com pessoas e grupos de indivíduos.”

Necessidade de qualificação do administrador => economia globalizada => complexidade dos negócios => formação acadêmica do administrador

A elevação do atual nível social somente será conseguida pela demonstração clara da proficiência do administrador em sua função de gerenciar organizações para que alcancem sucesso em seus negócios.

“ADMINISTRAÇÃO é a aplicação de técnicas com o fim de estabelecer metas e operacionalizar seu atingimento pelos participantes das organizações a fim de que obtenham resultados que satisfaçam a suas próprias necessidades e às de seus clientes”

1-Necessidades de Clientes satisfeitos
2- Os participantes precisam ser orientados no que deles se espera e coordenados em seus esforços coletivos
3- Aplicação de Técnicas
4- A Administração não é uma ciência, não busca explicação de fenômenos, mas tão somente obter resultados concretos que satisfaçam clientes.
5- Na Administração suas técnicas mudam conforme a cultura da sociedade se altera – crenças, normas, valores dos indivíduos são outros

Um comentário:

  1. informe pelo menos uma crença compartilhada por vaqueiros e gerentes sulistas que indique existir uma cultura comum ambas as regioes ?

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